quinta-feira, 19 de maio de 2016

Síntese reflexiva do texto: Verificação ou avaliação: o que pratica a escola?

Essa síntese foi desenvolvida a fim de esclarecer o conceito de verificação e avaliação, observando que, na maioria das escolas brasileiras os professores utilizam a verificação,pois com ela, pode-se amedrontar os alunos, ameaça-los, achando que com isso fazem os educandos estudarem e  passaram nas provas, porém não é assim que acontece, a verificação pode até fazer com que ele "passe", já que o foco que é esse, no entanto não faz com que o aluno absorva conhecimento. 




UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA- UFPB
CENTRO DE CIÊNCIAS APLICADAS E EDUCAÇÃO - CCAE
CURSO DE LIC. CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO
Aluna: Andreza Gonçalves de Lira
Professor: Joseval
Disciplina: Avaliação de Aprendizagem
Síntese do texto: Verificação ou avaliação: O que pratica a escola?

O referente texto aborda os conceitos de verificação e avaliação e não os termos, o conceito é uma formulação abstrata que configura, no pensamento, as determinações de um objeto ou fenômeno. A avaliação subsidia decisões a respeito da aprendizagem dos educandos, tendo em vista garantir a qualidade do resultado a ser construído. Na avaliação são utilizados os seguintes procedimentos para aferição do aproveitamento escolar: medida do aproveitamento escolar, transformação da medida em nota ou conceito, e utilização dos resultados identificados.
A medida do aproveitamento escolar corresponde à contagem das respostas corretas emitidas sobre um determinado conteúdo de aprendizagem que se esteja estudando. A transformação da medida em nota dá-se através do estabelecimento de uma equivalência simples entre os acertos ou pontos obtidos pelo educando e uma escala, previamente definida, de notas ou conceitos. Notas e conceitos expressam a qualidade que se atribui à aprendizagem do educando medida sob a forma de acertos ou pontos. A utilização pelos professores dos resultados obtidos através das notas ou conceitos pode ser de três maneiras: simplesmente registrar as notas ou conceitos no diário de classe, permitir uma nova aferição ao aluno, ou atentar para as dificuldades de aprendizagem e trabalhar para que o aluno de fato aprenda o conteúdo.
Geralmente os docentes preferem simplesmente deixar uma nova comparação do aluno, com o intuito de melhorar a nota, quando o correto seria prestar atenção  nas dificuldades surgidas do aluno e ajudá-lo na concretização da aprendizagem. Trabalhando dessa  forma, o professor está avaliando, e não apenas verificando. O ato de verificar encerra-se com a conquista dainformação que se deseja, a verificação não implica retirar do aluno conseqüências novas e significativas. O ato de avaliar não se encerra na configuração do valor ou qualidade atribuído ao objeto.
Os professores utilizam como padrão de medida o acerto de questão. E a medida dá-se com a contagem dos acertos do educando sobre um conteúdo, dentro de um certo limite de possibilidades, equivalente à quantidade de questões que possui o teste, prova ou trabalho. A medida da aprendizagem do educando corresponde à contagem das respostas corretas emitidas sobre um determinado conteúdo de aprendizagem que se esteja trabalhando. Usualmente na prática escolar, os acertos nos testes, provas ou outros meios de coleta dos resultados da aprendizagem são transformados em pontos. A atribuição de pontos às questões, e seus correspondentes acertos, não muda a qualidade da prática: ela continua sendo medida,raramente, só em situações reduzidas e específicas, encontramos professores que fogem a esse padrão usual, fazendo da aferição da aprendizagem um efetivo ato de avaliação. 
A maioria das escolas brasileiras opera com a verificação e não com a avaliação da aprendizagem. As escolas utilizam o processo de verificação como uma forma negativa diante das “ameaças” de reprovação dos alunos, não incetivam seus alunos a estudarem para adquirirem conhecimento, e sim para "passar" na prova e não ficar reprovado. Já na avaliação a aferição da aprendizagem manifesta-se como um processo de compreensão dos avanços, limites e dificuldades que os educandos estão encontrando para atingir os objetivos do curso, disciplina ou atividade da qual estão participando. A avaliação, é neste contexto, um excelente mecanismo. A atividade escolar, desenvolve-se num clima de avaliação. O professor avalia o diretor, o aluno avalia o professor, os pais avaliam a escola e assim sucessivamente.
Referência:
LUCKESI,Cipriano Carlos. Verificação ou avaliação: o que prática a escola? In: LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposição. 22. Ed. São Paulo: Cortez, 2011, p. 45-60.

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