sexta-feira, 20 de maio de 2016

Estudo do texto: Situando o Portfólio

Estudo realizado de acordo com o texto da autora Benigna, visando o conceito do portfólio, seus componentes, seu objetivo, seu uso etc. 

Estudo do texto: Situando o portfólio
1) O que é um portfólio?
É um dos procedimentos de avaliação condizentes com a avaliação formativa. É pasta grande e fina em que os artistas e os fotógrafos iniciantes colocam amostras de suas produções, as quais apresentam a qualidade e a abrangência do seu trabalho, de modo a ser apreciado por especialistas e professores.
2) Outras formas de denominar o portfólio?
Porta-fólio e portfolio
3) De onde se originou o uso do portfólio em educação?
Em educação, o portfólio apresenta várias possibilidades: uma delas é a sua construção pelo aluno. Pelo fato do portfólio ser uma rica fonte de informação que permite iniciantes a compreender o processo em desenvolvimento e oferecer sugestões que encorajam sua continuidade. Com isso seu uso na escola significa assumir o entendimento de que o trabalho do aluno e o do professor não merece menos do que isso.
4) Diferença entre portfólio de arquivo de trabalhos?
Arquivo é simplesmente uma coleção de trabalhos dos alunos. Em contraste, o portfólio é uma seleção refinada de trabalhos do aluno. Um portfólio não é apena um arquivo, mas é parte de um processo de avaliação que ensina os alunos a avaliar e apresentar seus próprios trabalhos.
5) Alguns objetivos comuns quanto ao uso do portfólio.
Fornecem aos alunos oportunidades de declarar sua identidade, documentar e mostrar coisas que são importantes para eles; procura motivar os alunos menos capazes ao fornecer-lhes “algo para mostrar por esforços”, além do que poderia, de outra forma, ser uma série decepcionante de notas e níveis; estimulam e apresentam alguma forma de reconhecimento dos resultados e êxitos além do domínio acadêmico entre outros.
6) Cite os cinco elementos que o trabalho como portfólio oferece.
·         Beneficia qualquer tipo de aluno: o desinibido, o tímido, o mais e menos esforçado, o que gosta de trabalha em grupo e o que não gosta, o mais e o menos motivado ou interessado pelo trabalho escolar, o que gosta de escrever e até o que não gosta porque ele pode passar a gostar assim como pode apresentar suas produções usando outras linguagens.
·         Os alunos declaram sua identidade, isto é, mostram-se não apenas como alunos, mas como sujeitos dispostos a aprender;
·         As atividades escolares levam em conta as experiências vívidas pelo aluno fora da escola, dando sentido à sua aprendizagem;
·         O aluno percebe que o trabalho escolar lhe pertence: portanto, cabe-lhe assumir responsabilidade por sua execução;
·         Motiva o aluno a buscar formas diferentes de aprender, suas produções revelam suas capacidades e potencialidades, as quais podem ser apreciadas por várias pessoas.
7) Quais os principais norteadores para o trabalho com o portfólio? Explique cada um deles.
Construção: Essa construção assume diferentes formas, dependendo da idade dos alunos, do curso, da atividade a ser desenvolvida e do tempo disponível. No caso do professor, a análise do referencial teórico sobre avaliação formativa e sobre portfólio é fundamental.
Reflexão: O aluno decide o que incluir, como incluir e, ao mesmo tempo, analisa suas produções, tendo a chance de refazê-las sempre que quiser e for necessário.
Criatividade: O aluno escolhe a maneira de organizar o portfólio e busca formas diferentes de aprender. É importante que se valorizem as iniciativas dos alunos para que eles busquem novas ideias e não a repetição e a reprodução, tão comuns nas escolas.
Auto avaliação: o processo pelo qual o próprio aluno analisa continuamente as atividades desenvolvidas e em desenvolvimento e registra suas percepções e seus sentimentos.
Parceria: Esse processo lhes possibilita aprender a tomar decisões sobre sua própria aprendizagem e a estabelecer objetivos para o futuro.
Autonomia: A criança percebe que pode trabalhar de forma independente e que não precisa ficar sempre aguardando orientação do professor.
8) Segundo a autora Klenowski, o trabalho com o portfólio se baseia em seis princípios. Quais são?
Construção, reflexão, criatividade, e auto avaliação.
9) O trabalho com o portfólio pode ser feito por um professor ou somente por vários?
Não é necessário que todos os professores de uma mesma escola iniciem o trabalho ao mesmo tempo. Talvez nem seja possível. O necessário é que toda a equipe compartilhe a mesma fundamentação teórica sobre aprendizagem e avaliação, apoiada em pesquisas atualizadas.
10) Como ajudar os alunos avaliar o seu próprio trabalho com o portfólio?
Cabe ao professor orientá-los na descoberta dos requisitos necessários à produção de um trabalho considerado adequado. O processo poder ter início com os alunos analisando as características de uma produção considerada adequada.
11) Quais os componentes de um portfólio?
Os componentes são as melhores produções do aluno, por ele selecionadas, com base nos objetivos de aprendizagem e nos critérios de avaliação formuladas com sua participação.
12) O professor deve inserir itens no portfólio do aluno?
Essa inserção é questionável. Ela poderia fazer com que o aluno sentisse que aquele trabalho não lhe pertence inteiramente. Incluir trabalhos escolhidos pelo professor é uma decisão sua. Alguns professores poderão argumentar fortemente que nem sempre as escolhas dos alunos refletem suas capacidades.
13) Quais alguns descritores de avaliação do portfólio em cursos superiores?
Cumprir os propósitos gerais, cumprir o propósito especifico, apresenta análise do material incluído, contém propostas/formulações/recomendações para enfrentamento das dificuldades relacionadas ao desenvolvimento da avaliação, apresentar textos escritos com correção, incluir reflexões sobre o processo de aprendizagem e de avaliação, apresentar organização que facilita a sua compreensão, apresentar síntese conclusiva e apresentar avaliação final do trabalho.
14) Quais algumas dificuldades citadas pela autora na construção de portfólio nos cursos superiores?
É a sobrecarga de trabalho e o engajamento dos alunos em um processo de trabalho bem diferente daquele ao qual têm sido submetidos. A falta de hábito dos alunos de escrever, de analisar o que produzem e de escolher suas melhores produções, não-utilização de procedimento semelhante por outros professores do curso.
15) Trabalhar com o portfólio significar assumir riscos. Quais riscos a autora menciona no texto estudado?
O portfólio reduzir-se a uma pasta em que se arquivam textos e se fazem registros das aulas. O portfólio pode ser considerado mais um dos modismos em educação e consequentemente, seu uso pode ser corrompido. O portfólio pode ser entendido como um simples “instrumento” e não como um “procedimento” de avaliação. Professores e alunos oferecerem resistência inicial por entenderem que terão mais trabalho do que antes.

Referência:
VILLAS BOAS, Benigna Maria de Freitas. Portfólio, avaliação e trabalho pedagógico. Campinas, SP: Papirus, 2004.



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