Estudo realizado de acordo com
o texto da autora Benigna, visando o conceito do portfólio, seus componentes,
seu objetivo, seu uso etc.
Estudo do texto: Situando o
portfólio
1) O que é um portfólio?
É um dos procedimentos de avaliação condizentes com a
avaliação formativa. É pasta grande e fina em que os artistas e os fotógrafos
iniciantes colocam amostras de suas produções, as quais apresentam a qualidade
e a abrangência do seu trabalho, de modo a ser apreciado por especialistas e
professores.
2) Outras formas de denominar
o portfólio?
Porta-fólio e portfolio
3) De onde se originou o uso
do portfólio em educação?
Em educação, o portfólio apresenta várias
possibilidades: uma delas é a sua construção pelo aluno. Pelo fato do portfólio
ser uma rica fonte de informação que permite iniciantes a compreender o
processo em desenvolvimento e oferecer sugestões que encorajam sua
continuidade. Com isso seu uso na escola significa assumir o entendimento de
que o trabalho do aluno e o do professor não merece menos do que isso.
4) Diferença entre portfólio
de arquivo de trabalhos?
Arquivo é simplesmente uma coleção de trabalhos dos
alunos. Em contraste, o portfólio é uma seleção refinada de trabalhos do aluno.
Um portfólio não é apena um arquivo, mas é parte de um processo de avaliação
que ensina os alunos a avaliar e apresentar seus próprios trabalhos.
5) Alguns objetivos comuns
quanto ao uso do portfólio.
Fornecem aos alunos oportunidades de declarar sua
identidade, documentar e mostrar coisas que são importantes para eles; procura
motivar os alunos menos capazes ao fornecer-lhes “algo para mostrar por
esforços”, além do que poderia, de outra forma, ser uma série decepcionante de
notas e níveis; estimulam e apresentam alguma forma de reconhecimento dos
resultados e êxitos além do domínio acadêmico entre outros.
6) Cite os cinco elementos que
o trabalho como portfólio oferece.
·
Beneficia
qualquer tipo de aluno: o desinibido, o tímido, o mais e menos esforçado, o que
gosta de trabalha em grupo e o que não gosta, o mais e o menos motivado ou
interessado pelo trabalho escolar, o que gosta de escrever e até o que não
gosta porque ele pode passar a gostar assim como pode apresentar suas produções
usando outras linguagens.
·
Os
alunos declaram sua identidade, isto é, mostram-se não apenas como alunos, mas
como sujeitos dispostos a aprender;
·
As
atividades escolares levam em conta as experiências vívidas pelo aluno fora da
escola, dando sentido à sua aprendizagem;
·
O
aluno percebe que o trabalho escolar lhe pertence: portanto, cabe-lhe assumir
responsabilidade por sua execução;
·
Motiva
o aluno a buscar formas diferentes de aprender, suas produções revelam suas
capacidades e potencialidades, as quais podem ser apreciadas por várias
pessoas.
7) Quais os principais
norteadores para o trabalho com o portfólio? Explique cada um deles.
Construção: Essa construção assume diferentes formas,
dependendo da idade dos alunos, do curso, da atividade a ser desenvolvida e do
tempo disponível. No caso do professor, a análise do referencial teórico sobre
avaliação formativa e sobre portfólio é fundamental.
Reflexão: O aluno decide o que incluir, como incluir
e, ao mesmo tempo, analisa suas produções, tendo a chance de refazê-las sempre
que quiser e for necessário.
Criatividade: O aluno escolhe a maneira de organizar o
portfólio e busca formas diferentes de aprender. É importante que se valorizem
as iniciativas dos alunos para que eles busquem novas ideias e não a repetição
e a reprodução, tão comuns nas escolas.
Auto avaliação: o processo pelo qual o próprio aluno
analisa continuamente as atividades desenvolvidas e em desenvolvimento e
registra suas percepções e seus sentimentos.
Parceria: Esse processo lhes possibilita aprender a
tomar decisões sobre sua própria aprendizagem e a estabelecer objetivos para o
futuro.
Autonomia: A criança percebe que pode trabalhar de
forma independente e que não precisa ficar sempre aguardando orientação do
professor.
8) Segundo a autora Klenowski,
o trabalho com o portfólio se baseia em seis princípios. Quais são?
Construção, reflexão, criatividade, e auto avaliação.
9) O trabalho com o portfólio
pode ser feito por um professor ou somente por vários?
Não é necessário que todos os professores de uma mesma
escola iniciem o trabalho ao mesmo tempo. Talvez nem seja possível. O
necessário é que toda a equipe compartilhe a mesma fundamentação teórica sobre
aprendizagem e avaliação, apoiada em pesquisas atualizadas.
10) Como ajudar os alunos
avaliar o seu próprio trabalho com o portfólio?
Cabe ao professor orientá-los na descoberta dos
requisitos necessários à produção de um trabalho considerado adequado. O
processo poder ter início com os alunos analisando as características de uma
produção considerada adequada.
11) Quais os componentes de um
portfólio?
Os componentes são as melhores produções do aluno, por
ele selecionadas, com base nos objetivos de aprendizagem e nos critérios de
avaliação formuladas com sua participação.
12) O professor deve inserir
itens no portfólio do aluno?
Essa inserção é questionável. Ela poderia fazer com
que o aluno sentisse que aquele trabalho não lhe pertence inteiramente. Incluir
trabalhos escolhidos pelo professor é uma decisão sua. Alguns professores
poderão argumentar fortemente que nem sempre as escolhas dos alunos refletem
suas capacidades.
13) Quais alguns descritores
de avaliação do portfólio em cursos superiores?
Cumprir os propósitos gerais, cumprir o propósito
especifico, apresenta análise do material incluído, contém
propostas/formulações/recomendações para enfrentamento das dificuldades
relacionadas ao desenvolvimento da avaliação, apresentar textos escritos com
correção, incluir reflexões sobre o processo de aprendizagem e de avaliação, apresentar
organização que facilita a sua compreensão, apresentar síntese conclusiva e
apresentar avaliação final do trabalho.
14) Quais algumas dificuldades
citadas pela autora na construção de portfólio nos cursos superiores?
É a sobrecarga de trabalho e o engajamento dos alunos
em um processo de trabalho bem diferente daquele ao qual têm sido submetidos. A
falta de hábito dos alunos de escrever, de analisar o que produzem e de
escolher suas melhores produções, não-utilização de procedimento semelhante por
outros professores do curso.
15) Trabalhar com o portfólio
significar assumir riscos. Quais riscos a autora menciona no texto estudado?
O portfólio reduzir-se a uma pasta em que se arquivam
textos e se fazem registros das aulas. O portfólio pode ser considerado mais um
dos modismos em educação e consequentemente, seu uso pode ser corrompido. O
portfólio pode ser entendido como um simples “instrumento” e não como um
“procedimento” de avaliação. Professores e alunos oferecerem resistência
inicial por entenderem que terão mais trabalho do que antes.
Referência:
VILLAS BOAS, Benigna Maria de Freitas. Portfólio, avaliação e trabalho pedagógico.
Campinas, SP: Papirus, 2004.
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