quarta-feira, 18 de maio de 2016

Decálogo do texto: Webfólios reflexivos: contribuindo para o desenvolvimento profissional do professor.


Este decálogo foi produzido no dia 10/03/2016  com o intuito de destacar os dez principais pontos, fazendo referência a cada um deles.  



UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA- UFPB
CENTRO DE CIÊNCIAS APLICADAS E EDUCAÇÃO - CCAE
CURSO DE LIC. CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO
Aluna: Andreza Gonçalves de Lira
Professor: Joseval
Disciplina: Avaliação de Aprendizagem
Decálogo:Webfolios reflexivos: contributos para o desenvolvimento profissional do professor.

1- Necessidade de perceber novas realidades e desse modo fundamentar e consolidar as áreas desenvolvidas no desempenho das funções de docência, levou-nos à procura de metodologias de trabalho que produzissem um desenvolvimento profissional capaz de responder aos desafios que a sociedade comete hoje ao ato educativo.

2- Ao processo de desenvolvimento profissional impõe-se, como a outros, a existência da avaliação que permitirá ao professor melhorar o seu ensino com base na reflexão acerca do seu método.

3- Considera-se ainda que especificamente, a construção de um portefólio pode ajudar a avaliação a assumir uma função essencialmente reguladora, na medida em serve de base para a reflexão do professor sobre todo o processo em que está envolvido, proporcionando a mudança das suas práticas e conceções e, consequentemente, promovendo o seu desenvolvimento profissional.

4- Sobre a construção de portefólios no campo da educação, Moreira (2010) considera que estes apresentam um elevado potencial como ferramenta para a autoavaliação e a autorreflexão, visto que conduzem à melhoria do exercício da docência, contribuindo para o sucesso das aprendizagens dos alunos, promovendo o crescimento pessoal e profissional do professor. É se suma importância, pois colabora com a interação professor/aluno.

5- Os novos recursos disponíveis, bem como as novas competências exigidas pela sociedade da informação e comunicação, têm conduzido o desenvolvimento de experiências e práticas pedagógicas suportadas na construção de portefólios digitais.

6- O professor emergente é portador de um saber profissional que lhe permite atuar em sistemas plurais e complexos, institucionais, sociais e socioculturais. Tem intervenção crítica na medida em que favorece aprendizagens e orienta comunidades.

7- A formação de professores é uma área de conhecimento e de investigação que se deve centrar no estudo dos processos através dos quais os professores aprendem e desenvolvem a sua competência profissional, com investimento no auto-desenvolvimento reflexivo tornando-o mais
capaz na resolução de problemas profissionais.
8- O portefólio facilita a avaliação colaborativa ou partilhada, bem como o estabelecimento dos objetivos pessoais, definidos quer individualmente quer por acordo colaborativo.

9- Os webfolios distinguem-se dos e-portefólio pelo fato de estarem online e portanto estes últimos constituem-se logo à partida como produto disponível e atualizável face a um suporte digital,trata-se de um instrumento de fácil acessibilidade pois apenas requer uma ligação à Internet, possibilitando a sua apresentação em qualquer contexto e em qualquer momento, com todas as vantagens que tal implica,nomeadamente mostra-se como fonte de recursos e evidências de diferentes tipos. Assim o aluno pode estudar em qualquer hora independente de onde esteja. 

10- O instrumento desenvolvido envolveu duas ferramentas disponíveis na Web com funções distintas: uma plataforma de criação de sites e uma plataforma de armazenamento de informação online.Tais ferramentas que auxiliam em seu processo de desenvolvimento, podendo assim resgatar as informções armazenadas quando necessário.

Referência:
Moreira, J. R., & Ferreira, M. J. (2011). Webfolios reflexivos: contributos para o desenvolvimento profissional do professor. Educação, Formação & Tecnologias, 4 (2), 61-75

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