Esse decálogo foi realizado no dia 10/03/16 com a intenção de focalizar os dez principais assuntos do texto e comentando sua importância.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA- UFPB
CENTRO DE CIÊNCIAS APLICADAS E EDUCAÇÃO - CCAE
CURSO DE LIC. CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO
Aluna: Andreza Gonçalves de Lira
Professor: Joseval
Disciplina: Avaliação de Aprendizagem
Decálogo: Webfólios - Instrumentos de avaliação autêntica
1- O webfolio é uma coleção de trabalhos reunidos em uma página web e com ligações a outros recursos na internet, possibilitando o estudante a acessar conteúdos com relação a aula.
2- Suas principais características: A autogestão, autorregulação, aprendizagem continuada, autoavaliação, autorreflexão e planejamento do trabalho. Dossiê de avaliação, avaliar o desenvolvimento de competências do aluno ajudando a assumir às suas aprendizagens.Instrumento regulador das aprendizagens ao longo da vida. Reflexão para o professor sobre o processo de ensino e aprendizagem, proporcionando mudanças das praticas e concepções, promovendo o seu desenvolvimento profissional;
3- Para organizar o webfólio deve-se ter uma nova abordagem de avaliação, trabalho coletivo e individual, promover a auto-regulação, promover a capacidade crítica e reflexiva, possibilitar as relações pessoais e interpessoais.
4- Os Webfólios devem ser implementados em todos os seus níveis de maturação (álbum; curriculum vitae; colaboração curricular entre aluno e escola; mentorização para a mestria; prova autêntica para efeito de certificação; avaliação e reflexão), para que consigam tornar autênticos instrumentos de certificação, avaliação e reflexão, não esquecendo a sua complexidade e exigência processual.
5- A contextualização da avaliação na resolução de problemas requer que os alunos pensem analiticamente e demonstrem a sua proficiência.
6- O professor é um transmissor de conhecimentos em um horário pré- fixado, o aluno competirá tentando adquirr o conhecimento trasmitido. O resultado final, comparado com o do grupo, é a medida do conhecimento absorvido.
7- As escolas não vão ensinar tudo aquilo que os alunos vão precisar saber durante a sua vida adulta, contudo, podem garantir a aquisição dos pré-requisitos para a aprendizagem com sucesso futuramente.
8- O webfólio congrega a uma avaliação autêntica, porque tem como finalidade prioritário melhorar o processo de ensino-aprendizagem que ocorre na interação de um professor com seus alunos. Informar e orientar os alunos e os pais sobre os avanços, centrando-se fundamentalmente em suas aptidões, interesses, capacidades e competências.
9- O webfolio congrega na perspectiva qualitativa, por meio da avaliação autentica: que promover a ligação ao currículo, envolver estudantes, professores e outros no processo de avaliação, procurar modelos e locais de ação para além da escola, promovendo o pensamento complexo e o desenvolver as suas aprendizagens.
10- O dos desafios é que o webfólio seja um instrumento de avaliação a ser usado nas escolas, pois o mesmo pode vir tornar um verdadeiro instrumento regulador das aprendizagens ao longo da vida.
Referência:
ISABEL, Maria. Webfolio – instrumentos de ‘avaliação autêntica’. Mestrado em Educação, Universidade do Minho, 2006.
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