sexta-feira, 20 de maio de 2016

Estudo do texto: Situando a avaliação

Estudo  elaborado de acordo com o assunto abordado do texto da autora Benigna. Tendo em vista, a avaliação de uma forma geral no âmbito escolar. 

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA- UFPB
CENTRO DE CIÊNCIAS APLICADAS E EDUCAÇÃO - CCAE
CURSO DE LIC. CIÊNCIAS DA COMPUTAÇÃO
Aluna: Andreza Gonçalves de Lira
Professor(a): Joseval Miranda
Disciplina: Aprendizagem da avaliação

Estudo do texto: Situando avaliação
1) Relacione a avaliação e o nosso cotidiano.
A avaliação acontece a todo o instante e em várias atividades ao longo de nossa vida, fazemos avaliação quando estamos na fila seja ela de um hospital, banco, no restaurante universitário (R.U) etc. Para algumas pessoas, o atendimento pode ser visto como rápido e para outras, pode ser percebido como lento, vai depender da avaliação do indivíduo. Da mesma forma, praticamos avaliação quando estamos fazendo compras, comparamos os produtos, analisamos os preços e o atendimento, daí é que decidimos o que comprar e onde comprar.
2) Relacione a avaliação na escola.
Avaliação na escola começa quando o aluno é matriculado na escola, as pessoas que tem acesso aos dados pessoais do aluno e já começam a avaliá-lo por meio de suas informações, quem é o aluno, com quem ele mora, como é o ambiente que ele reside e assim por diante. Subsequentemente a avaliação será através de exercícios, provas e outros instrumentos avaliativos estabelecido pelo professor.
3) O que é avaliação formal? Cite exemplos.
Avaliação formal é a que possui atividades avaliativas como provas, exames, relatórios, questionários etc. Enfim, o aluno é avaliado por notas ou conceitos em sua vida escolar.
4) O que é avaliação informal? Cite exemplos.
Avaliação informal é aquela em que o professor avalia seu aluno de maneira intrínseca, ou seja, ele (professor) observa seus alunos e os avalia em seu comportamento escolar, tais como: socialização, compreensão de conteúdo (assimilação), participação oral, individual ou coletiva.
5)  Benefícios da avaliação informal.
Avaliação informal realmente não requer notas ou conceitos e é a melhor maneira de se avaliar um aluno. Pois é observando-o em seu dia-a-dia que o professor sabe quem são seus alunos e do que eles são capazes de produzir. Com a aplicação da informalidade e os resultados da formalidade, o professor possui conhecimento sobre o progresso de cada aluno, ajudando-o a progredir academicamente. Dá aos alunos a orientação de que ele necessita, no exato momento dessa necessidade, manifesta paciência, respeito e carinho ao atender às suas dúvidas, providencia os materiais necessários à aprendizagem, demostra interesse pela aprendizagem de cada um etc.
6) Prejuízos que a avaliação informal pode causar.
A avaliação informal dispõe de alguns pontos negativos, o professor  deve observar se os argumentos coincidem com o que o aluno produz formalmente, tem que haver relação relevante entre professor e aluno, pois, as ações do professor quanto as ações do aluno podem beneficiar positivamente ou negativamente. A avaliação informal não pode expor a criança a situações constrangedoras, tem de ser feita com ética: não se podem usar suas informações para outro objetivo que não seja o de contribuir para a aprendizagem do aluno, as fragilidades do aluno não devem ser relatadas publicamente, o que está sendo avaliado é a aprendizagem do aluno e não de suas características pessoais.
7) Para que serve à avaliação?
A avaliação serve para acompanhar e verificar o desempenho e a aprendizagem dos conhecimentos, verificar se o aluno transfere conhecimento na resolução de situações novas, avaliar se o aluno está se apropriando dos conhecimentos e se estes estão sendo significativos e contínuos, detectar, analisar e retomar a defasagem no aprendizado, repensar novas estratégias de trabalho em classe. A avaliação mede o nível de aprendizado de cada aluno e também busca identificar possíveis problemas no método de ensino. Isto quer dizer que ela não serve apenas para aprovar ou reprovar.
8) Avalia-se o que?
Avalia-se as atividades organizadas pela escola como reuniões com pais, reuniões com professores, conselhos de classe etc. Avalia-se também o desempenho dos professores e a dos demais funcionários da educação que atuam na escola. Todos são avaliados e todos avaliam. Avalia-se para promover a aprendizagem do aluno.
9)  Características da avaliação formativa.
·         Destina-se a promover a aprendizagem;
·         Na avaliação formativa, capacidade e ideias que, na avaliação somativa, poderiam ser classificadas como “erros” fornecem informações diagnósticas;
·         Os alunos exercem papel central, devendo atuar ativamente em sua própria aprendizagem; eles progredirão se compreenderem suas possibilidades e fragilidades e se souberem como se relacionar com elas.
·         É conduzida pelo professor;
10) Quais os dois paradigmas apresentados pela autora no texto sobre avaliação?
A avaliação formativa e somativa.
11) O que a autora menciona sobre a prova?
Uma prática da avaliação tradicional, que visa à aprovação e à reprovação, à atribuição de notas, e que se vale quase que exclusivamente da prova.
12) O que é necessário para que os professores modifiquem suas práticas?
Construir o entendimento de avaliação formativa como a que produz o desenvolvimento não só do aluno, mas também do professor e da escola. Para que isso aconteça, é fundamental que todos os profissionais da educação que trabalham na escola também tenham oportunidade de se desenvolverem e se atualizarem.
13) Qual a importância do feedback?
O feedback do professor é suma importância, pois o aluno necessita mais do que as notas, ele precisar conhecer o que o professor espera dele em termos de desempenho, lhe aponta o que fazer para avançar, notas ou menções não cumprem esse propósito.
Referência:
VILLAS BOAS, Benigna Maria de Freitas. Portfólio, avaliação e trabalho pedagógico. Campinas, SP: Papirus, 2004.

Nenhum comentário:

Postar um comentário