quinta-feira, 19 de maio de 2016

Decálogo do texto: De examinar para avaliar, um trânsito difícil, mas necessário.

Decálogo produzido com o objetivo de destacar os dez principais pontos do texto comentando sua importância no contexto escolar. 




UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA- UFPB
CENTRO DE CIÊNCIAS APLICADAS E EDUCAÇÃO - CCAE
CURSO DE LIC. CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO
Aluna: Andreza Gonçalves de Lira
Professor: Joseval
Disciplina: Avaliação de Aprendizagem
Decálogo: De examinar para avaliar, um trânsito difícil, mas necessário.
1- Para se ter novos resultados no processo de ensino-aprendizagem nas escolas, é nesecessário novos hábitos, que por sua vez, exija novas formas de aprendizagens, como também novas condições para exercitá-las.
2- A história da educação, de uma certa forma aprisiona os professores no que se refere á avaliação da aprendizagem, pois eles reproduzem as mesmas condutas de séculos passados.
3- Os exames escolares carregam uma carga de ameaça e castigo sobre os alunos, cujo objetivo é pressioná-los, para que estudem e apredam. Ou seja, aplicando o exame o professor acredita que faz com que o discente estude mais, e com isso aprenda o conteudo, e na prática não é bem assim.
4- Não pode-se culpar totalmente os educadores pelo aprisionamento da educação moderna, pois na atualidade, ainda não conseguem transitar do ato de examinar para o ato de avaliar na escola.
5- Os educadores devem produzir uma "desconstrução desse modo de agir, se libertar dessa conduta que vem se reproduzindo á séculos, precisam superar o passado, incorporando-o em uma nova visão e em um novo modo de ser.
6- Para que os professores possam atuar com avaliação, eles tem que superar a prática dos exames escolares.
7- Os exames escolares não ajudam a produzir resultados escolares bem-sucedidos, pois os exames são excludentes.
8- A avaliação da apendizagem é democrática, pois que, sendo inclusiva, acolhe a todos, o que se opõe ao modelo social hierarquizado e excludente. 
9- Durante nossa vida escolar fomos definitivamente examinados, ameaçados pelos professores com os exames, com isso, faz com o individuo reproduza a mesma forma de ensino, já que foram examinados a vida inteira, chegou a vez de examinar seus respctivos aluno. Romper com esse modo de agir requer muita atenção e cuidado, até que consigam mudar esses velhos hábitos.
10- Para obter novos resultados, é necessário que deixem de lado os hábitos antigos, só se pode ter novos resultados se tiverem novos modos de agir. 

Referência: LUCKESI, Cipriano Carlos. De examinar para avaliar, um trânsito difícil, mas necessário. In: LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem escola: estudos e proposições. 22. Ed. São Paulo: Cortez, 2011, p.67-72.







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